Mudança de paradigmas na contabilidade
Logon

Minas Gerais

Mudança de paradigmas na contabilidade

21/09/2018
Inovação e mulher contadora: destaques na Feira de Empreendedorismo Contábil

​​​​​​​​Palestra ​do auditor fiscal Mário Maia, referência em e-Social 

Foto: Genilton Elias

​A primeira edição da Feira de Empreendedorismo Contábil, realizada no dia 19 de setembro, no Campus Contagem da Faculdade Senac​, reuniu profissionais referendados na área e mais de 150 alunos interessados em se preparar para os novos desafios da profissão. Realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade com o apoio educacional do Sistema Fecomércio MG, Sesc​, Senac, o evento contemplou palestras e serviços gratuitos. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Senac e do Grupo de Estudos Técnicos da Mulher Empreendedora do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Carolina Cardoso, acredita que o evento foi um marco. “Ele trouxe a inovação ao mercado de contabilidade na t​​entativa de mudar o perfil do contador como um “guarda-livros” para um profissional estratégico. Além disso, as palestras focaram o perfil da mulher empreendedora, já que hoje quase 50% dos profissionais da área são mulheres." 
Na mesa de abertura, o superintendente da Receita Federal, Mário Dehon, abordou a necessidade de mudar o modelo mental na área de contabilidade. Segundo ele, ao invés de punir os contribuintes que não pagam tributos, a Receita Federal tem classificado positivamente aqueles que pagam em dia. “É importante levar essa mudança também aos contadores, que devem oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. Para isso é importante o trabalho conjunto, inclusive envolvendo o contribuinte, para ele entenda que pagar tributos não é um dever, mas um direito.”
Entre as palestras ministradas durante o dia, destacaram-se a sobre a Mulher Contábil no Mercado de Trabalho, ministrada pela contadora Grace Eduardo, e a que abordou a Reforma Trabalhista, da assessora jurídica da presidência da Fecomércio Minas, Tacianny Machado​. O auditor fiscal da Receita Federal, referência na área, Cláudio Maia, falou sobre o e-Social. “A importância desse tema no meio acadêmico e profissional figura na necessidade dos empregadores brasileiros terem conhecimento de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais. O e-social não traz nenhuma norma nova, mas ele consolida e agrupas as obrigações administrativas das empresas perante a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica em um único modelo de prestação de informações”, explica. 

​“Foi muito interessante. As palestrantes trouxeram assuntos importantes para novos empreendedores, para quem está na área e para quem deseja entrar no mercado de trabalho”, avaliou a aluna do 7º período de Ciências Contábeis da Faculdade Senac Camila Viana. Além das palestras, a Feira contou, ainda, com atendimento aos contribuintes no Núcleo de Apoio Fiscal  e Contábil da Faculdade Senac, além de exposição de serviços de empresas parceiras. 

Compartilhar:

Notícias Relacionadas
Central de Relacionamento: 0800 724 44 40 (Minas Gerais) 31 3057-8600 (Demais Estados)

Senac MG © Todos os Direitos Reservados.