Senac

Minas Gerais | Faculdade

Aumentar fonte de letra
Diminuir fonte de letra
Imprimir
AGENDA
NOTÍCIAS


Voltar

Dia do Contador foi comemorado com mais uma edição do Fórum de Gestão

Crédito: Francielle Rodrigues
Alunos participam de palestra no Dia do Contador

Este ano o foco foi o contador como empreendedor e o mercado de trabalho para o perito contábil

Ser contador hoje não é mais como era antigamente. Mas o que mudou? Quem responde é a ex-aluna do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Senac – Campus Contagem, Karoline Ramos Costa. Por meio do seu TCC “A empregabilidade do aluno do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Senac”, defendido no final do primeiro semestre de 2017, Karoline constatou como o curso de Ciências Contábeis da Faculdade contribui para o crescimento profissional de seus alunos graduandos e graduados.

“Diante das constantes mudanças mercadológicas e a evolução tecnológica, o perfil do profissional contábil exigido pelo mercado de trabalho sofreu grandes alterações. O contabilista que antes era visto como guardador de livros, nos dias atuais é visto como peça chave para auxiliar os gestores e empresários na tomada de decisão dentro das organizações”, defende Karoline.

A pesquisa foi realizada com 112 alunos, sendo que deste total, 86 ainda estão em processo de graduação. A pesquisa revelou que 72% do total de 112 entrevistados exercem sua profissão com vínculo empregatício, salientando que 28% desses alunos estão atuando como autônomo, empresário, exercendo outro tipo de atividade, desempregado ou não responderam. Pode-se concluir, ainda, que 49% deles estão há menos de 5 anos atuando na área contábil, e que 40% possuem 6 anos ou mais de atuação na área. Percebe-se que a maioria dos entrevistados, ou seja, 47%, possuem renda igual ou superior a 2 salários. A pesquisa mostrou ainda, que 48% dos entrevistados tiverem aumento de sua remuneração mensal sendo 33% graduandos e 15% graduados.

Este estudo só vem reforçar a importância de se comemorar o Dia do Contador, profissional cada vez mais atuante e valorizado no mercado de trabalho. Nesta 3ª edição do Fórum de Gestão Contábil foram realizadas duas palestras, com os respectivos temas: “Você está preparado para esta equação? Novos gestores = Novos empreendedores”, que abordou as características das quatro gerações que estão hoje atuantes, os baby boomers, X, Y e Z e “O mercado de trabalho para o perito contábil”, que evidenciou as habilidades e competências deste profissional; as facilidades, como trabalhar em casa e o salário. Para atuar como perito deve-se fazer uma prova ou comprovar experiência técnica e prática e o profissional vai trabalhar direto com o juiz na avaliação de escrituração de uma empresa, dos lançamentos, perícia fiscal e de família.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Senac – Campus Contagem, Carolina Oliveira, hoje o contador não pode ser mais um fazedor de guias. “Ele tem que ter uma visão global do processo da empresa para ela ter uma boa saúde financeira.” E Karoline Costa completa: “Com a minha pesquisa pude constatar que o perfil do profissional para o mercado mudou muito e com a conclusão da graduação o aluno tem a oportunidade de crescimento na carreira e financeiro.”