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PERGUNTAS FREQUENTES


  1.    Não tenho documentação que comprove a minha escolaridade, como procedo?
  2.    Quais os endereços e horários de funcionamento das Centrais de Atendimento do Senac no Estado?
  3.    Qual o horário atendimento do Call Center (0800 724 44 40)?
  4.    Moro no interior, mas gostaria de realizar um curso em Belo Horizonte. Como faço para me inscrever?
  5.    O Senac oferece serviço de orientação profissional?
  6.    Como faço para me inscrever em palestras?
  7.    O Senac possui serviço para cadastramento de currículos e vagas de emprego?
  8.    A empresa vai pagar o meu curso e quer a nota fiscal em seu nome (pessoa jurídica). Como devo proceder?
  9.    Quanto tempo terei para retirar o certificado do curso ou palestra? Há um prazo limite? 
  10.    Não poderei realizar o curso no período em que me inscrevi. Como faço para mudar de turma?
  11.    Quando participo de uma palestra ou evento recebo certificado?
  12.    Não poderei realizar o curso no momento, como faço para cancelar minha matrícula? Pago alguma taxa?
  13.    Quando faço um curso no Senac recebo certificado? 
  14.    Como faço para me matricular em um curso? Tenho que levar xerox dos documentos?
  15.    Quais palestras estão ocorrendo no momento?
  16.    Outra pessoa pode fazer matrícula por mim?
  17.    Quais as formas de pagamento aceitas na unidade de BH?
  18.    Quais são os dias de realizações das aulas?
  19.    Terminei meu curso, mas não resido em Belo Horizonte. Como faço pra receber meu certificado?  
  20.    Como é o teste de conhecimento?




1.    Não tenho documentação que comprove a minha escolaridade, como procedo?

Você deve solicitar o documento à escola onde estudou ou à secretaria estadual de educação.



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2.    Quais os endereços e horários de funcionamento das Centrais de Atendimento do Senac no Estado?

Araxá
Rua Antônio Castro Alves, 85 - Bairro Fertiza
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Barbacena
Rua Cruz das Almas, s/nº - Bairro Caiçaras
Horário de funcionamento: 8h às 20h (segunda a sexta) e 8 às 12h (sábados)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta) e 8h às 12h (sábados)

Barreiro
Av. Sinfrônio Brochado, 635 – 2º e 3º andares - Barreiro de Baixo
Horário de funcionamento: 7h30 às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Belo Horizonte
Rua Tupinambás, 1038 - Centro
Horário de funcionamento: 7h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 7h às 20h (segunda a sexta)

Betim
Avenida das Américas, 244, Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 22h (segunda a sexta)

Conselheiro Lafaiete
Rua Quincas Alves, 55 - Bairro Museu
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Contagem
Avenida Madrid, 62 - Santa Cruz Industrial
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Coromandel
Rua Juvêncio Garcia, 36 - Sagrada Família
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 22h (segunda a sexta)

Curvelo
Rua Sica Pio Fernandes, nº 41 - Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 22h (segunda a sexta)

Diamantina
Rua Augusto Nelson, 155 – Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 22h (segunda a sexta)

Divinópolis
Avenida 21 de Abril, 352 Loja - Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Governador Valadares
Avenida JK, 1825 – Vila Bretas
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Guaxupé
Rua Professora Nilza Nunes Gonçalves, 64 – Bairro Jardim Vera Cruz
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 22h (segunda a sexta)

Ipatinga
Rua Itajubá, 250 - Centro
Horário de funcionamento: 7h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Itabira
Praça Dr. Acrisio Alvarenga, n° 7, Edifício Praça Sete - Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Itajubá
Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, 319 - Bairro São Judas Tadeu
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Juiz de Fora
Rua Barão do Rio Branco,nº3330 - Bairro São Mateus
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Manhuaçu
Rua Hilda Vargas Leitão de Almeida nº 60 – Alfa Sul
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Montes Claros
Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 250 – Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Patos de Minas
Avenida Ivan Borges Porto, 435 - Jardim Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Pedro Leopoldo
Avenida Cel. Juventino Dias, nº 241 - Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Pirapora
Rua Argemiro Peixoto, 113 – Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h de segunda a sexta
Horário de matrícula: 8h às 20h de segunda a sexta

Poços de Caldas
Rua Cerro Azul, 525 - Bairro Jardim dos Estados
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h30 (segunda a sexta)

Pouso Alegre
Avenida Vicente Simões, 370 - Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 22h (segunda a sexta)

Sete Lagoas
Rua José Duarte de Paiva, 775 - Bairro Vila Santa Helena
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta)

Três Corações
Avenida Dep. Renato Azeredo, nº 222 - Bairro Alto Peró
Horário de funcionamento: 7h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 7h30 às 21h30 (segunda a sexta)

Três Marias
Rua Isaac Newton, 3 – Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Uberaba
Avenida Dr. Odilon Fernandes, 333
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta) e 8h às 12h (sábado)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta) e 8h às 12h (sábado)

Uberlândia
Avenida Belo Horizonte, 525 - Bairro Martins
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta) e 8h às 12h (sábado)
Horário de matrícula: 8h às 21h (segunda a sexta) e 8h às 12h (sábado)

Vale do Aço
Rua Albert Scharlet, 303 - Centro
Horário de funcionamento: 8h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 8h às 20h (segunda a sexta)

Varginha
Rua Deputado Ribeiro de Rezende, 494 – Centro
Horário de funcionamento: 7h às 22h (segunda a sexta)
Horário de matrícula: 7h30 às 21h30 (segunda a sexta)

 

 


 



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3.    Qual o horário atendimento do Call Center (0800 724 44 40)?

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.



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4.    Moro no interior, mas gostaria de realizar um curso em Belo Horizonte. Como faço para me inscrever?

Inicialmente é preciso consultar a disponibilidade de vagas e os pré-requisitos exigidos por meio do telefone 0800 724 44 40. Em seguida, é necessário efetuar o pagamento por meio do depósito na seguinte conta:
• Banco do Brasil
• Conta: 6739-3
• Agência: 3392-8
Após o pagamento, o comprovante deve ser encaminhado para o e-mail deposito@mg.senac.br, acompanhado dos seguintes dados:
• Documentação solicitada como pré-requisito do curso, disponível na seção CURSOS do site ou por meio do 0800 724 44 40
• Dados pessoais do aluno para cadastro
• Nome, dia e horário do curso desejado
Atenção: Após confirmação do depósito e envio da documentação, é necessário aguardar 48 horas para efetivação da matrícula.

 



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5.    O Senac oferece serviço de orientação profissional?

Oferecemos orientação profissional por meio do Programa Rede de Carreiras. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, quem quiser obter informações sobre a escolha de curso, elaboração de currículo e entrevista de trabalho pode agendar atendimento por meio dos telefones: (31) 3048-9463 e (31) 3048-9465.

Para as cidades do interior do Estado, os interessados podem se cadastrar no portal www.rededecarreiras.com.br e acessar a seção Orientação de Currículo. Também disponibilizamos informações sobre a escolha de curso por meio da seção Descubra seu Curso.



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6.    Como faço para me inscrever em palestras?

As inscrições para as palestras gratuitas realizadas em Belo Horizonte devem ser feitas pelo 0800 724 44 40. Caso a atividade seja paga as inscrições devem ser feitas pessoalmente nas Centrais de Atendimento da unidade. No interior, informações sobre procedimentos para inscrição devem ser consultados pelo 0800 724 44 40 ou pessoalmente na unidade Senac da sua cidade.



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7.    O Senac possui serviço para cadastramento de currículos e vagas de emprego?

Sim. A instituição oferece gratruitamento o serviço Rede de Carreiras. Alunos, ex-alunos e candidatos em geral podem cadastrar seus currículos acessando www.rededecarreiras.com.br.
Nesse local, as empresas também disponibilizam vagas de estágio e emprego para os interessados e selecionam profissionais com o perfil desejado.

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8.    A empresa vai pagar o meu curso e quer a nota fiscal em seu nome (pessoa jurídica). Como devo proceder?

Para matrículas realizadas nas unidades de Belo Horizonte e região metropolitana, junto com todos os documentos necessários para a matrícula no curso, o aluno/candidato deverá apresentar uma declaração (da empresa), solicitando a emissão da nota fiscal em nome da empresa. O documento deve ser feito em papel timbrado, assinado e carimbado, constando dados do curso e do funcionário. Consulte a Central de Atendimento de sua localidade ou entre em contato pelo telefone 0800 724 4440 para mais informações a respeito do procedimento de matrícula para pessoa jurídica em unidades do interior.



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9.    Quanto tempo terei para retirar o certificado do curso ou palestra? Há um prazo limite? 

O certificado deve ser retirado na Central de Atendimento da unidade que ministrou o curso ou palestra, mediante a apresentação de documento de identidade do aluno. Ele estará disponível após dez dias úteis da data de encerramento do curso ou palestra. O certificado poderá ser retirado por terceiros desde que a documentação do aluno seja apresentada.



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10.    Não poderei realizar o curso no período em que me inscrevi. Como faço para mudar de turma?

Os procedimentos para transferência devem ser consultados na Central de Atendimento da unidade ou pelo telefone 0800 724 44 40.


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11.    Quando participo de uma palestra ou evento recebo certificado?

Não são emitidos certificados para todos os eventos e palestras promovidos pelo Senac. Esse serviço deve ser verificado no ato da inscrição nas Centrais de Atendimento ou pelo telefone 0800 724 4440.


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12.    Não poderei realizar o curso no momento, como faço para cancelar minha matrícula? Pago alguma taxa?

É necessário que o aluno ou o responsável financeiro compareça à Central de Atendimento, portando o documento de identidade, nota fiscal e o crachá do curso para formalizar a solicitação de cancelamento. Se o aviso sobre o cancelamento for feito em cinco dias úteis antes da data de início do curso, o valor integral será devolvido ao cliente. Caso esse comunicado seja feito entre o quarto e o primeiro dia útil antes da data de início do curso, será descontada uma taxa de 10% do valor total da matrícula referente à taxa administrativa. Já se a comunicação for feita a partir da data de início do curso será descontado o valor de hora/aula referente ao número de aulas até a data da comunicação. O cancelamento de cursos oferecidos por meio de programas de gratuidade deve ser realizado conforme as políticas do Programa Senac de Gratuidade (/programasenacdegratuidade/comoparticipar.aspx).



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13.    Quando faço um curso no Senac recebo certificado? 

O certificado de conclusão do curso só será conferido ao aluno que atingir o aproveitamento e/ou a frequência exigida, conforme critérios de avaliação adotados para o curso.



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14.    Como faço para me matricular em um curso? Tenho que levar xerox dos documentos?

A matrícula deve ser realizada pessoalmente na Central de Atendimento da sua cidade ou na unidade indicada na descrição do curso no site. Para efetuá-la é preciso apresentar os documentos exigidos, disponível na seção CURSOS do site ou por meio do 08007244440. Para obter a certificação por competência ou realizar a matrícula em cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e cursos ofertados através de programas de gratuidade é preciso apresentar xerox e original dos documentos exigidos. Para efetuar a matrícula em cursos básicos é necessário apresentar a documentação original. Nesse caso, não será retido nenhum documento, com exceção de declarações de empresas. Atenção: Antes de realizar a matrícula é preciso verificar as exigências de pré-requisitos do curso, que podem ser confirmados no site do Senac, na programação dos cursos ou pelo telefone 08007244440.



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15.    Quais palestras estão ocorrendo no momento?

As informações sobre palestras previstas para cada trimestre estão disponíveis no site (Seção Novidades/Workshops, Palestras), na programação de cursos da unidade. Também podem ser consultadas pelo telefone 0800 724 44 40.


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16.    Outra pessoa pode fazer matrícula por mim?

A matrícula pode ser efetuada por terceiros desde que a documentação do aluno seja apresentada. A documentação pode ser entregue apresentada (o SENAC não retém a documentação, é somente para apresentação) em xerox, caso esteja legível. Se o curso for Técnico ou ofertado por meio de programas de gratuidade, a matrícula só pode ser realizada pelo próprio candidato.
Nos dois casos, os candidatos menores de 18 anos deverão ser representados pelos responsáveis legais.

 



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17.    Quais as formas de pagamento aceitas na unidade de BH?

São aceitos pagamentos através de boleto bancário, cartão de crédito ou cartão de débito. Confira os detalhes:

- Pagamento via boleto bancário: o boleto é emitido no ato da matrícula. As condições de parcelamento devem ser verificadas na Central de Atendimento;

- Pagamento via cartão de débito: são aceitos cartões das bandeiras Credicard, Mastercard, Dinners e Visa. O proprietário do cartão deve estar presente no ato da matrícula.

- Pagamento via cartão de crédito: são aceitos cartões das bandeiras Credicard, Mastercard, Dinners e Visa. O proprietário do cartão deve estar presente no ato da matrícula. As condições de parcelamento devem ser verificadas pelo telefone 0800 724 44 40.

Não são aceitos pagamentos em cheque.



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18.    Quais são os dias de realizações das aulas?

Os dias de realizações das aulas e outras informações, como carga horária e duração, podem ser consultados na programação de cursos da unidade, no site Senac Minas ou pelo telefone 0800 724 4440.


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19.    Terminei meu curso, mas não resido em Belo Horizonte. Como faço pra receber meu certificado?  

O certificado pode ser retirado por terceiros mediante documentação do aluno, que pode ser cópia desde que esteja legível.  Caso o aluno queira que o certificado seja entregue pelo Correio, esta solicitação poderá ser feita pessoalmente na Central de Atendimento ou através do 0800 724 44 40. Nesse caso o certificado será enviado como uma correspondência simples. O Senac não se responsabiliza pelo estado de conservação do documento no ato do recebimento.



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20.    Como é o teste de conhecimento?

Em Belo Horizonte, o teste de conhecimento é aplicado aos candidatos a cursos de Informática que não tenham como comprovar os pré-requisitos exigidos, podendo ser prático ou teórico. Em unidades do interior, a necessidade de aplicação do teste deve ser verificada pelo telefone 0800 724 44 40 ou diretamente nas próprias unidades.



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