Senac

Minas Gerais






Buscar
Barbacena


Vai um café?


Bebida é tema de oficina gratuita em Barbacena

Ninguém duvida que o café é uma das paixões dos brasileiros. Do tradicional “coado” às cápsulas, a bebida agrada em cheio a todos os paladares seja pela forma tradicional ou como ingrediente de receitas diversas.

De acordo com a pesquisa Tendências do Mercado de Cafés,  em 2017, o consumo interno do produto no país foi estimado em 21,5 milhões de sacas, o que corresponde a 1,07 milhão de toneladas. Com esse volume, o Brasil se destaca como o segundo maior consumidor de café em nível mundial, sendo precedido apenas pelos EUA.

No dia 10 de julho, a bebida será tema de uma oficina gratuita no Hotel Escola Senac Grogotó, em Barbacena. Durante o encontro, o palestrante Ramon José de Oliveira vai abordar um pouco sobre a história do café, interagindo com partes práticas e teóricas sobre origens e métodos de extração do café.

Uma das principais versões da história do café vem do pastor Kaldi, que observou mais ânimo nas ovelhas que se alimentavam de frutas vermelhas encontradas no campo. Diante disso, ele levou as sementes para um monge estudá-las. Já no Brasil, o café chegou apenas em 1927 por meio de Francisco de Melo Palheta, um oficial do governo e militar graduado. Ele foi encarregado pela capitania do Maranhão e do Grão-Pará para averiguar problemas de fronteira. Foi durante essa missão que ele se aproximou da esposa do governador de Caiena, na Guiana Francesa, que lhe entregou as sementes escondias.


Oficina de Café: história, consumo e preparações
Palestrante: Ramon Jose de Oliveira
Data: 10/07
Horário: 19h às 20h
Local: Hotel Escola Senac Grogoto
Informações: (32) 3339-3141 e 3052-1751
Gratuita