Senac

Minas Gerais






Buscar
Notícias


Gastronomia mineira é destaque no Rio de Janeiro

Fotos: Brum Foros
Os clientes degustaram pratos típicos mineiros

Ronie Peterson durante aula show

Pão de queijo com linguiça e couve: uma das estrelas do cardápio

Quem foi ao restaurante do Senac Downton RJ nos dias 11 e 12 de abril pôde apreciar uma das mais saborosas e ricas culinárias do mundo: a mineira.

E foi na intenção de acolher os mais diferentes paladares que os profissionais do Senac em Minas montaram um cardápio fiel à tradicional cozinha. “Nossa proposta foi trazer um pouquinho de Minas Gerais, a rusticidade da nossa comida e a riqueza de seus sabores. Com um cardápio variado, oferecemos uma viagem na história da nossa gastronomia” , disse o chef executivo do Senac Ronie Peterson.

A diversidade foi apresentada desde a salada com ora-pro-nóbis, passando pelo frango com quiabo e a leitoa assada. O Cerrado também foi contextualizado por meio do pequi e do arroz garimpeiro, além de outros pratos regionais. Na bancada de sobremesas, difícil foi escolher um doce só. A mineirice estava representada no cajuzinho, na goiabada-cascão com queijo e no canudinho de doce de leite. “Na dúvida, preferi pegar um pouco”de cada. São todos maravilhosos”, brinca Alessandra Soares, da Divisão de Administração da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Já a economista da Icatu Seguros Daniela Lemos aproveitou para “matar a saudade” da comida mineira. “A minha família é toda mineira é já estou acostumada com culinária local. Acho legal a regionalização dos pratos. Primeiro pela valorização da comida de diferentes lugares do país e também pela qualidade”, resumiu.

Aula show: o ponto auge

Na quarta à noite, em uma minicozinha montada no salão do Restaurante, Ronie Peterson mostrou o passo a passo do preparo de algumas delícias mineiras.  De entrada, um festival de queijos com maturação diferenciada (em cavernas). Na sequência, bolinho de arroz com pequi e requeijão de raspa, polenta de leite com queijo, molho de goiaba com pimenta e a linguiça artesanal com ora-pro-nóbis.

De bônus, durante a apresentação, o chef revelou alguns segredos na manipulação do alimento e abordou a procedência de cada ingrediente utilizado.
Semana de Gastronomia Regional

As Semanas de Gastronomia Regional são realizadas desde 2013 nos ambientes pedagógicos do Senac Gastronomia no Distrito Federal. O principal objetivo da ação é valorizar a diversidade cultural da culinária brasileira, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais do segmento de diferentes regiões, ressaltando a expertise da instituição em educação para o trabalho, especialmente na área de Gastronomia.

Em cada edição, um Departamento Regional é convidado a divulgar a gastronomia de seu estado. No Senac Downtown RJ, o evento é realizado desde 2015 e já recebeu a culinária de quase todos os estados.