Senac - Para todas as etapas do seu crescimento profissional





Buscar
Notícias


Prestação de serviços e aprendizado marcam lançamento do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Foto: Simplesmente Retrato
Equipe do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil durante o lançamento

A unidade promoveu também palestra sobre educação fiscal

No último dia 8 de março, o Senac lançou o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Vinculado ao bacharelado de Ciências Contábeis da Faculdade Senac, o espaço destina-se à prestação de serviços gratuita para regularização da situação fiscal a contribuintes de baixa renda, desassistidos ou que não tenham condições financeiras de contratar um contador.

Além disso, essa é mais uma oportunidade de aprendizado para a comunidade acadêmica. Alunos do curso serão orientados por professores e auditores fiscais da Receita Federal, da Receita Estadual e Receita Municipal. "Como quero trabalhar na área fiscal, para mim será como um trampolim para apoiar a carreira que eu quero seguir. Não encontramos esta oportunidade em todas as faculdades", avalia o estudante Douglas Alexandre da Silva, 20 anos, que já no 3º período irá estagiar no novo espaço.

A coordenadora do curso Carolina Cardoso destaca que o objetivo de levar a prática da contabilidade fiscal para ambiente acadêmico, com pessoas de renome e de alta qualidade técnica, é proporcionar aos alunos a preparação para o mercado de trabalho. “No mundo contemporâneo, não há como se falar em sociedade sem o pagamento dos impostos. Para a realização dos próprios direitos fundamentais a tributação deve ser compreendida como um dever de cooperação que possibilita a atuação estatal nas suas mais diversas áreas, especialmente na vida social e econômica das pessoas”, avalia.

Para aprender sobre educação fiscal

Também com o intuito de esclarecer dúvidas, a unidade promoveu, na ocasião, uma palestra sobre educação fiscal. O objetivo foi conscientizar participantes sobre a relação entre os diretos fiscais e temas como cidadania ativa, participativa e solidária.

O assunto foi abordado pelo delegado adjunto da Receita Federal de Contagem Hamilton Franco, que tratou também da adequada gestão do gasto público pelos governantes. “O conhecimento da questão dos impostos possibilita o fomento da cidadania, proporcionando conhecimentos e habilidades que capacitam a compreensão do mundo e a atuação consistentemente na melhoria da realidade social de todos”, reforça Carolina.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Local: Empresa Simulada Faculdade Senac Contagem (Rua das Paineiras, 1300 – Eldorado)
Os atendimentos serão presenciais e deverão ser agendados previamente pelo 0800 724 44 40.