Senac

Minas Gerais






Buscar
Notícias


Alunos de Varginha colocam a prática profissional a serviço da população

Fotos: Stefano Lombardi Lopes
Homens foram atendidos e receberam orientações  

Atividade em equipe para sensibilizar população

Rota da Prevenção reuniu 110 alunos em prol da conscientização

Em Varginha, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro) mobilizou 110 alunos do Senac, sob a supervisão de orientadores, para sensibilizar o público masculino sobre os cuidados relativos à doença. A iniciativa foi realizada no shopping Via Café Garden. Os futuros profissionais do mercado colocaram em prática o conhecimento técnico adquirido nos cursos de Enfermagem, Administração, Auxiliar Financeiro e Balconista de Farmácia. Eles pensaram em todo o processo: desde as ações de divulgação e marketing, à recepção do público nas estações de atendimento e às orientações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento, exames e automedicação.

A iniciativa, denominada “Rota da Prevenção”, fez parte da campanha Novembro Azul e contou com o apoio do shopping. Os participantes foram convidados a passarem pelas dez estações, cada uma abordando um assunto específico sobre a doença. “A parte mais relevante foi a qualidade do trabalho desenvolvido em grupo. Os alunos perceberam a importância de uma das funções dos técnicos em saúde: a de  informar a coletividade”, relatou a orientadora do curso de Enfermagem, Luciana Meneguci.

Confira os depoimentos dos protagonistas desta ação:

“Conseguimos mostrar aos homens o quão importante é o exame de próstata, atentando-os para o autoexame das mamas e o diagnóstico do linfoma.”
Cristiane Moreira Diêgo Salomé, curso Técnico em Enfermagem

“Hoje em dia as pessoas comentam sobre a prevenção, mas poucas têm a informação fidedigna sobre o assunto abordado. Não basta prevenir senão houver qualidade.”
Bruna Aparecida, curso Técnico em Enfermagem

Apesar de abordar um assunto direcionado ao público masculino, pude perceber que esposas, mães e filhas também estavam interessadas no assunto, porque elas podem passar informação e orientar seus parceiros, filhos e pais.”
Julia Maria Reis Cristiano, curso Técnico em Enfermagem

Muitas vezes o câncer de próstata é um assunto tabu, visto com preconceito, vergonha e medo pelos homens. Estávamos empenhados e preparados para informar a população de forma correta. Um simples exame pode salvar a vida de muitos.”
Micaela Felix de Oliveira, curso Técnico em Enfermagem

"O Senac foi espetacular em ter esta iniciativa, reunir os alunos, trabalhar em equipe, fazer a diferença na vida do próximo! Tenho uma imensa satisfação em ter professores tão competentes."
Edilamar Fernandes Pimenta, curso Técnico em Enfermagem