Logon

Minas Gerais

Casos de sucesso

​​​​​​​O Senac não atrai apenas alunos interessados em entrar com o pé direito no mercado de trabalho. A instituição também é procurada por profissionais que já se destacam em sua área de atuação. É o caso de Ricardo Rodrigues, formado em março de 2017 no curso de graduação tecnológica em Gestão da Qualidade da Faculdade Senac Campus Contagem.
Com experiência de 13 anos em sistemas de gestão integrados nos setores automotivo, logística, aviação e saúde; Ricardo trabalha há seis anos como coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade na Oculare Hospital de Oftalmologia​, acumulando experiência em ISO 9001, 14001,18001 e Acreditação ONA​
Ele conta que pesquisou o curso em outras faculdades e que a grade curricular foi um dos diferenciais para sua escolha. “O Senac ofereceu as matérias que eu precisava para preencher minhas lacunas de conhecimentos, como Gestão de Custos, Estatística Aplicada à Qualidade e Gestão de Marketing​, entre outros conhecimentos imprescindíveis para quem trabalha nessa área.”
Outro fator de escolha foi a qualificação dos professores que, segundo ele, possuem vasta experiência no mercado de trabalho. “Isso tudo influencia diretamente na formação de um futuro gestor de qualidade, tanto que os conhecimentos adquiridos na minha graduação foram essenciais para que eu pudesse implantar melhorias no sistema da empresa e para meu desenvolvimento e amadurecimento profissional”, avalia.​​
De olho na eficiência
Ricardo Rodrigues e o biomédico André Ferreira foram responsáveis por desenvolver o projeto de aumento da produção, eficiência e rentabilidade na execução de tomografia de coerência óptica, por meio do método Lean. O estudo, realizado com conceitos de Gestão da Qualidade, foi reconhecido nacionalmente, em 2017, com o Prêmio SBAO, conferido pela Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia​.
Atualmente pós-graduando no MBA em Auditoria em Saúde e Gestão da Qualidade, Ricardo foi também vencedor do Prêmio Mineiro da Qualidade em 2013 e possui participações como palestrante em congressos nacionais e internacionais, feiras e exposições. A mais recente, em novembro, foi na  Expo Hospital Brasil, onde abordou o tema: “A certificação como diferencial competitivo e estratégico: a experiência da Oculare”.
Para auxiliá-lo na responsabilidade de alavancar e manter a Oculare no patamar de referência em gestão de qualidade na área hospitalar, principalmente no que diz respeito a Oftalmologia, Ricardo recorreu mais uma vez à instituição. “Minha estagiária Bianca Coutinho faz o segundo período de Gestão da Qualidade no Senac”, conta.
​Além de seu trabalho na Oculare, Ricardo realiza consultorias em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gerenciamento de Riscos e ONA. Além disso, tem como hobby o Tai Chi Chuan e o Kung Fu, de que é professor faixa preta pela Organização Dragão Vermelho de Artes Marciais​.​​​

Ricardo procurou o Senac para investir na carreira 
Central de Atendimento: (31) 3057-8600 (Capitais) 0800 724 44 40 (Demais Regiões)

© Todos os Direitos Reservados - 2018.