O Senac em Minas, que integra do Sistema Fecomércio MG, divulgou os vencedores do 1º Prêmio Senac Reconhece, criado para incentivar práticas educacionais inovadoras, valorizar gestores, fortalecer ações transformadoras alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac (MPS) e promover a cultura de inovação na instituição.
A premiação foi dividida em duas categorias: Reconhecimento, que destacou unidades pela qualidade da oferta educacional, certificações do Senac+, eficiência nas formações técnicas e matrículas no portfólio 4.0 — concedendo o Prêmio Compromisso Senac às escolas com melhor desempenho em eficiência e satisfação; e Educação em Foco, que valorizou práticas pedagógicas inovadoras, com o Prêmio Escola Inovadora (voltado a projetos de 2024 que receberão apoio para expansão) e o Prêmio Educador Transformador (para abordagens criativas já aplicadas).
A categoria Escola Inovadora recebeu 17 projetos, enquanto Docente Transformador contou com 83 inscrições. As propostas foram avaliadas por comitês, considerando impacto e potencial transformador.
Mayara Capella Silva Cruz de Brito, coordenadora de Avaliação Educacional, destacou o fortalecimento da cultura de excelência e inovação, e antecipou novidades para a próxima edição, como a premiação de melhor gestão escolar. Já Júlio César Ribeiro, diretor em Alfenas, ressaltou o valor da participação, que desafiou as equipes a desenvolverem propostas alinhadas ao MPS, promovendo aprendizado e criatividade.
Destaques
Para Alexandre Carvalho, diretor da unidade de Divinópolis, vencedora na categoria Escola Inovadora, o reconhecimento reflete um trabalho coletivo e consistente. “A conquista da primeira colocação e reconhecimento do Senac em Divinópolis como escola inovadora foi um grande orgulho para todo o time e incentiva nossos docentes a seguirem desenvolvendo conexões interdisciplinares que transformam o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos estudantes, que terão uma atuação diferenciada na comunidade e no mercado de trabalho."
O projeto premiado, Bulário Eletrônico Multiplataforma para Enfermagem, liderado pelo docente Michael Ferreira da Silva, foi desenvolvido por alunos dos cursos técnicos em Informática e Enfermagem. A ferramenta tecnológica facilita a consulta de informações farmacológicas, promovendo uma formação mais prática e segura. O projeto gerou avanços pedagógicos relevantes, melhorando o desempenho dos estudantes e reduzindo erros na administração de medicamentos.
Já o ganhador na categoria Docente Transformador, Evandro Ornelas Mineiro, Instrutor de Formação Profissional da área de TI do Senac em Betim, comemora. “Esse reconhecimento foi a confirmação de que vale a pena ousar, romper o padrão e colocar o estudante como protagonista da resolução de problemas do mundo real. Foi a prova de que a tecnologia, quando aliada ao propósito, se torna motor de inclusão, dignidade e cidadania. A iniciativa “Tecnologia em Prol da Inclusão" deixou de ser um projeto e se tornou uma bandeira, uma forma concreta de servir ao outro com dignidade e afeto".
Categoria Escola Inovadora

- 1º lugar – Bulário Eletrônico Multiplataforma para Enfermagem (Senac Divinópolis), coordenado pelo docente Michael Ferreira dos Santos. Desenvolvido por alunos dos cursos técnicos em Informática e Enfermagem, o projeto integra conhecimentos e oferece acesso facilitado a informações sobre fármacos, promovendo a colaboração entre áreas.
- 2º lugar – Time de Apoio Emergencial – TAE (Senac Venda Nova), sob a direção de Iara de Oliveira Nascimento Amorim Silva. A iniciativa capacita alunos voluntários para atuarem em situações de emergência física e emocional, estruturando uma rede de apoio escolar.
- 3º lugar – Boné Sensorial: Tecnologia Assistiva para Mobilidade Segura (Senac Ituiutaba), liderado pelo docente Wesley Silvério Guimarães. O acessório, equipado com Arduino e sensores ultrassônicos, auxilia na locomoção de pessoas com deficiência visual, unindo tecnologia e impacto social.
Categoria Docente Transformador

- 1º lugar – Tecnologia em prol da inclusão (Senac Betim), de autoria do docente Evandro Ornelas Mineiro. O projeto criou materiais didáticos acessíveis, como livros táteis com impressão 3D e braile, desenvolvidos por estudantes de TI, para promover uma experiência de leitura inclusiva.
- 2º lugar – Jogo da Transformação (Senac Venda Nova), conduzido por Daniel Felipe Martins. O game interativo estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como diálogo, cooperação e negociação entre os estudantes.
- 3º lugar – Projeto Integrador Assistente Administrativo – PITAT (Núcleo de Pós-Graduação), do docente Talles Peter Soares Braga. A proposta promove a inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho, conectando empresas e colaboradores por meio de capacitações, e-books informativos e adequação de processos seletivos.