E afinal, o que é NAF e NAE?
Logon

Minas Gerais

Afinal, você sabe o que é NAF e NAE?

04/09/2020
Projetos têm ampla procura durante a pandemia

​​​​

 

NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) foi implementado na Faculdade Senac Contagem, em 2017, e visa apoiar contribuintes de baixa renda e hipossuficientes. E, também, proporcionar o desenvolvimento dos alunos na prática da profissão e interação com os órgãos dos governos, como Receita Federal do Brasil, Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais, entre outros.

Já o NAE (Núcleo de Apoio Empresarial) surgiu pela necessidade, identificada pelos alunos de Administração e Gestão da Qualidade da Faculdade Contagem, de ajudar empresas, principalmente os microempreendedores e associações, na prestação de serviços de apoio à gestão empresarial.

Os serviços, realizados pelos universitários, são gratuitos e contam com o acompanhamento dos professores. “Com a pandemia, fizemos algumas adaptações para manter a continuidade nos atendimentos", conta a coordenadora de Extensão da Faculdade, Francielle Rodrigues Souza.

Para ter acesso aos dois serviços é simples. No caso do NAF, as solicitações são feitas pela plataforma virtual. Para o NAE, o empresário solicita atendimento pelo e-mail francielle.rodrigues@mg.senac.br. Após esse primeiro contato, ele é direcionado para a avaliação de diagnóstico. Todo o procedimento acontece pela plataforma Teams.

Os agendamentos para o NAE e NAF ficam disponíveis até dia 18 de novembro.

IR bate recorde

Só no primeiro semestre, antes do isolamento social, foram atendidas 234 pessoas. Já depois, computaram-se 719 atendimentos pela plataforma. Deste total, 82% corresponderam às demandas com IRPF e, ainda, teve procura por orientações sobre o auxílio emergencial e MEI.

Segundo dados da Coordenação Nacional do NAF da Receita Federal, no primeiro semestre deste ano, o núcleo da Faculdade do Senac conquistou o 1º lugar em atendimento na RMBH e 2º lugar em Belo Horizonte. No ranking nacional, após o isolamento social, ocupa a 15ª posição entre as 408 instituições de ensino que realizaram atendimentos.

Serviços

NAF: cadastro do Auxílio Emergencial do Governo Federal, regularização de CPF, como se tornar um microempreendedor individual (MEI), abertura de CNPJ, contagem de aposentadoria, declaração do IR, entre outros serviços

NAE: consultoria para as empresas nas áreas marketing, finanças, produção, logística, gestão de pessoas e processos.


Compartilhar:

Notícias Relacionadas
Central de Relacionamento: 0800 724 44 40 (Minas Gerais) 31 3057-8600 (Demais Estados)

Senac MG © Todos os Direitos Reservados.