Barbacena tem roteiro turístico dos Primórdios
Logon

Minas Gerais

Barbacena tem roteiro turístico dos Primórdios

12/02/2020
Região traduz completa realidade gastronômica do estado

​Roteiro Serras Alterosas da Mantiqueira já está em funcionamento​

Foto: Samir Haddad

Minas Gerais tem agora um novo reforço para seu turismo. Já está em funcionamento o roteiro Serras Alterosas da Mantiqueira, organizado pelo Senac, a partir do programa Primórdios da Cozinha Mineira. As reservas podem ser feitas pelo site da agência Planeta Minas Turismo de Experiências. O ponto de partida do roteiro é Barbacena.

Essa é a primeira de uma série de roteiros que serão lançados em todas as regiões do estado para celebrar os 300 anos da Gastronomia Mineira e também os 300 anos de Minas Gerais. A data celebra a criação da Capitania de Minas Gerais, em 1720, decorrente do desmembramento da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro.

​Segundo a pesquisadora gastronômica do Senac e responsável pelo Programa, Vani Pedrosa, num raio de 30 km da cidade de Barbacena é encontrada uma das mais completas realidades gastronômicas do estado, com produtos de qualidade técnica tipo exportação. A região contempla, entre outras riquezas, a produção leiteira das quatro origens mais significativas do mundo: ovelhas, cabras, búfalas e vacas; doçaria mineira com o hábito histórico da  “rapa do tacho de doce", quando ao final do preparo toda família e até vizinhos se reuniam para experimentar o doce junto às bordas torradinhas do fim do preparo, além do cultivo de produtos orgânicos variados.

“Com este roteiro, o Senac reconhece em Barbacena o que ela tem de mais valioso: sua história facilmente contada em forma de sabor, em parceria com os produtores locais e todos aqueles que fizeram e fazem de Barbacena, além da Cidade da Rosas, uma pérola ímpar da Gastronomia Mineira guardada nas “Serras Alterosas da Mantiqueira Mineira", resumiu Vani Pedrosa.

A visita contempla os produtores: Laticínios Nosso (Queijo do Reino), Chácara da Mantiqueira (experiência de colheita, no pomar, de frutas de caroço), Fazenda Graminha (Curral das Ovelhas, com manejo e interação com os cordeiros), Fazenda Maracujá (Doce de Leite Puro - Rapa de tacho, criação de búfalas leiteiras) e Capril Rancho das Vertentes (Criação de cabras leiteiras e produção de queijos).


Compartilhar:

Notícias Relacionadas
Central de Relacionamento: 0800 724 44 40 (Minas Gerais) 31 3057-8600 (Demais Estados)

Senac MG © Todos os Direitos Reservados.