A primeira turma do projeto MinasTec, iniciativa promovida pelo Senac em parceria com o Sindcomércio de Teófilo Otoni e a Prefeitura local, já está com o diploma na mão!
Kaleb Souza Mendes, 18 anos, um dos 27 formandos, comenta que o curso o possibilitou “adquirir novos conhecimentos sobre a criação de sistemas para Web, aprimorando as habilidades que já tinha, ajudando a criar uma base sólida de conhecimento técnico necessário para atuar no mercado de T.I." Além disso, o estudante destacou que “o contato direto e diário com pessoas que trabalham e se interessam pela área fez com que criasse conexões, que auxiliaram no desenvolvimento de habilidades interpessoais importantes para desenvolver trabalhos em equipe."
A formatura da primeira turma é um marco não só para os participantes. Também reafirma a atuação do Senac e do Sindcomércio de Teófilo Otoni na formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho. “O MinasTec surgiu da necessidade de profissionais qualificados para a área da tecnologia e inovação. Com o encerramento da primeira turma, o mercado de Teófilo Otoni e região recebe cerca de 27 adolescentes qualificados para a área de programação. O sucesso desta primeira edição se deve à parceria entre o Senac e Sindcomércio que apoiou as ações educacionais durante os quatro meses de curso", afirma a diretora da unidade do Senac em Governador Valadares, Daniele Moura.
Para Leonardo Ramos, presidente do Sindcomércio de Teófilo Otoni, “a formatura da primeira turma do projeto MinasTec traz uma série de aspectos relevantes e promissores: a preparação desses estudantes para o mercado de trabalho, o estímulo à criatividade e à inovação e, principalmente, a construção de uma base sólida para a carreira. Esses jovens profissionais têm o potencial de moldar positivamente o cenário da tecnologia do nosso presente e do nosso futuro".
MinasTec
O MinasTec teve seu lançamento oficial em 21 de agosto, visando disseminar a cultura da inovação nas empresas do comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais, através da formação de mão de obra qualificada.
O projeto ofereceu cursos de curta e média duração, visando proporcionar conteúdo rápido, aplicável e atual. As atividades gratuitas foram destinadas a jovens a partir de 14 anos, pertencentes à rede pública de ensino e com renda per capita de até dois salários-mínimos. As aulas ocorreram em dois turnos, matutino e vespertino, inicialmente na sede do Sindcomércio e posteriormente na Carreta-Escola do Senac, o SenacMóvel.
A iniciativa surgiu em um momento em que, apesar de apresentar índices econômicos positivos, o setor de tecnologia ainda enfrenta desafios com a escassez de mão de obra qualificada. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil tem uma demanda média anual de 159 mil profissionais de TI, enquanto a formação de pessoas em cursos de perfil tecnológico permanece em cerca de 53 mil, gerando um déficit de 106 mil talentos anualmente, projetando mais de 315 mil até 2025.