Gentileza à moda shinsetsu
Logon

Minas Gerais

Gentileza à moda shinsetsu

07/08/2018
Clóvis de Barros lança livro em Belo Horizonte

​​​​Palestra de Clóvis de Barros Filh​​​o


 

Genilton Elias

​Portal Rede de Carreiras, do Senac, arrecada livros para Apacs em palestra do professor Clóvis de Barros Filho, em Belo Horizonte
Nem a forte chuva que caiu na noite de quinta-feira, 2 de agosto, desanimou o público de ir ao Teatro Sesiminas assistir à palestra “Shinsetsu: o poder da gentileza”, que marcou o lançamento, em Belo Horizonte, do novo livro do professor Clóvis de Barros Filho​. A entrada foi gratuita, mediante doação de livros para o acervo das bibliotecas das Apacs (Associação de Proteção e Assistência a Condenados), numa iniciativa do portal Rede de Carreiras, mantido pelo Senac, apoiador do evento. 
Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho é um dos palestrantes sobre filosofia e ética mais requisitados atualmente, ao lado de figuras como Mario Sérgio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Paulo Condé, com os quais escreveu livros e participou de diversos seminários. Suas aulas sobre ética encantam o público no Brasil e no exterior, principalmente pela forma simples e irreverente com que aborda assuntos complexos e profundos. 
“Shinsetsu é uma palavra do idioma japonês que quer dizer, ao mesmo tempo, gentileza, amabilidade e respeito”, explica o professor. Segundo ele, uma pessoa que age em shinsetsu leva em conta o bem-estar daqueles com quem convive, sendo incapaz de praticar qualquer ato em benefício próprio, por menor que seja, que possa causar dano, tristeza ou incômodo a quem quer que seja. “O que me motivou a escrever o livro foi uma atitude aparentemente irrelevante, mas que me desconcertou, de um jovem japonês que, ao sentar-se na poltrona à minha  frente no avião, perguntou se eu me incomodaria se ele a reclinasse um pouco”, contou Clóvis de Barros, logo no início da palestra. 
Usando de recursos leves, como o humor e a ironia, o professor prosseguiu por uma hora brindando o público com reflexões profundas, exemplificadas por histórias hilariantes, que ajudaram a entender por que atitudes como a do jovem do avião, tão comuns entre os japoneses, mas cada vez mais em falta entre os ocidentais, podem nos ajudar a ter uma convivência mais harmônica em nossas relações sociais. 
​Leitura e emprego
O Rede de Carreiras​ é um portal gratuito do Senac integrado à Federação do Comércio, Sindicatos e Sesc, que favorece a empregabilidade e contribui para o desenvolvimento do mercado de trabalho, seja por meio da disponibilização de vagas, da publicação de currículos ou ainda pela oferta de palestras e workshops gratuitos.
Além de Clóvis de Barros Filho, o Rede de Carreiras também apoiou palestras de outros autores como Leandro Karnal, Padre Fábio de Melo, Virgínia Gerah, Tio Flávio e Ligia Facione, tendo recolhido mais de 3 mil livros. 

Compartilhar:

Notícias Relacionadas
Central de Relacionamento: 0800 724 44 40 (Minas Gerais) 31 3057-8600 (Demais Estados)

Senac MG © Todos os Direitos Reservados.