As tendências para a primavera-verão 2025 já estão dando as caras.
Tecidos leves, transparências, cores em tons pastel e um toque de estilo retrô são algumas das principais apostas para a temporada. A especialista em moda do Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Adriana Maciel Almeida, destacou que as coleções deste ano trazem um equilíbrio entre o clássico e o ousado, com peças que favorecem o conforto e a expressão individual.
“Estamos vendo saias e vestidos com transparências em materiais como seda, organza e tule, além de franjas, que trazem movimento e leveza”, diz Adriana. “Quem também está voltando é o balonê. Em vestidos longos ou minis, e nas mangas das blusas, ele promete ser um sucesso”, complementa. Ela ainda observa o retorno da alfaiataria, com conjuntos de colete e bermuda ou shorts e blazers brancos, e a presença forte de macacões utilitários, refletindo a busca por peças práticas e versáteis.
Entre as texturas e cortes que prometem dominar, plissados, nervuras, cortes a laser e drapeados se destacam. “Esses detalhes conferem sofisticação às peças, sem perder o frescor da estação”. Camisas listradas, risca de giz e polos também entram na lista, assim como as estampas animais — onça e cobra continuam marcando presença.
Os acessórios acompanham a leveza das roupas, com lenços e cintos que ressaltam a cintura, sendo escolhas recorrentes. As cores também são sutis e delicadas, com os tons neutros — como branco, areia e cinza — ainda em alta, além das candy colors como lilás, verde menta, azul bebê e rosa nude.
Democracia da Moda e Inclusão
Segundo Adriana, a moda está cada vez mais inclusiva. “Não há mais restrições, nem mesmo de gênero. A tendência é adaptar o que está em alta para o que faz cada pessoa se sentir bem e confortável, sem seguir padrões rígidos.” Para quem deseja se antecipar nas escolhas, as redes sociais oferecem uma excelente oportunidade para pesquisar e explorar novas possibilidades.
A primavera-verão 2025 promete ser leve, divertida e democrática, refletindo as novas dinâmicas da moda contemporânea.